quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como montar um aquário: escolha do aquário


Tão importante quanto a escolha dos peixes, é a escolha do aquário.
Antes de mais nada, deve-se escolher o tipo de peixe e a sua quantidade. Em seguida, decida onde colocá-lo, pois, uma vez montado o aquário, fica difícil de mudá-lo de lugar. Verifique se o suporte é bem forte, nivelado e resistente, para evitar possíveis acidentes. Não coloque o aquário em lugares com incidência direta de luz, pois o excesso de iluminação pode causar crescimento de algas indesejáveis. Evite colocar nas proximidades das janelas, pois há variação de temperatura. E não se esqueça da tomada de força para ligar a iluminação!
Durante a compra, verifique se os vidros não estão rachados ou riscados, se não há irregularidade no silicone ou se a tampa está intacta.

Outra escolha é através do material, pois no mercado existem aquários de vidro e acrílico.
Em casas com crianças pequenas ou onde há movimentação de pessoas, recomenda-se o de acrílico, pois é resistente a choques e não quebra. Mas, diferente do aquário de vidro, risca facilmente no ato da limpeza. Então, a escolha deverá ser conforme sua finalidade!
Em relação ao formato do aquário, recomenda-se formatos tradicionais para iniciantes. E, relembrando que, quanto maior for o aquário, mais fácil será a manutenção do equilíbrio bioquímico, um aquário de 50 litros ou superior é um bom começo!
Outra dica é montar o aquário alguns dias antes do recebimento dos peixes e deixar os equipamentos em funcionamento. Isso evitará incidentes desagradáveis.
Bem, estes são alguns pontos importantes a se lembrar na hora da compra do seu aquário!
Divirta-se!

0 comentários:

Postar um comentário