Obesidade em cães
Alguns fatores favorecem a obesidade:
1. Manejo alimentar inadequado
Observa-se que uma das principais causas da obesidade é o manejo inadequado da alimentação. A oferta de ração e o consumo excessivo favorece a obesidade. Parece óbvio se comentada dessa forma, mas é muito comum os donos ofertarem alimento além do necessário. Recomenda-se que ofereça a quantidade certa escrita na embalagem da ração. Petiscos, sobra de comida, pães e doces não podem ser ofertados diariamente. Tomar muito cuidado com a frequência, pois a ração do seu animal já é suficiente para suas necessidades nutricionais. O excesso pode levá-lo a obesidade.
2. Falta de exercício físico
Animais criados dentro de apartamento e a falta de tempo do dono acarreta no sedentarismo. A falta de exercício físico faz com que sobre energia obtida através da ração e todo excesso se transforma em gordura!
3. Castração
Outro fator é a castração. Animais castrados são mais calmos e tranquilos, favorecendo o ganho de peso.
4. Raças
Algumas raças como Beagle, Cocker, Podle, Golden Retriever, Labrador são mais propensas a engordar!
5. Sexo, idade...
As fêmeas são mais suscetíveis ao ganho de peso. Outro fator é a idade. Animais mais velhos tendem a ser mais sedentários, portanto, predispõem ao maior ganho de peso.
Cães obesos tem alta chance de manifestar doenças cardíacas, dificuldades respiratórias, diabetes, dificuldade de locomover-se, alterações articulares, etc... Por isso, deve-se tomar cuidado com o excesso de peso do seu animal de estimação.
Mas lembre-se que algumas decisões como redução da oferta de ração ou exercício físico excessivo sem orientação adequada pode trazer problemas de saúde aos animais. Um exemplo é um cão diabético, se você reduzir a ração e aumentar o exercício físico sem um diagnóstico prévio, pode levá-lo a morte.
Portanto, se você achar que o seu animal de estimação está acima do peso, visite o seu médico veterinário.